Tudo o que acontece na louca vida de gutogalli e no planeta. Depois de 11 set. 2001, ainda vivo!

10.8.04

MUSEU PAULISTA
(Museu do Ipiranga)

Sábado, depois de muito ensaiar, e de fazer 22 anos que eu não entrava lá, fui no Museu do Ipiranga. Fui com a Elis, já que o Zehn deu o cano. Agora que ele é um senhor sério e apaixonado, é melhor não contar mais com ele.
Poxa vida, foi a maior decepção. Aquele museu está entregue às moscas. Quantos anos fazem que restauraram aquilo? 8? 10? Mas acho que foi só pintura, né? Porque as outras coisas , nota-se que estão lá sem manutenção há pelo menos uns 15 anos. Entrada de R$2,00. Ajuda noquê? Os funcionários ficam de rodinha papeando o tempo todo. Vimos muita gente com máquinas fotográficas penduradas no pescoço. E não eram só as pequenas, não. E me informaram que não tinha estacionamento, mas você pode parar o carro dentro do parque, entrando pela av. Nazaré. Depois fomos dar um volta pelo parque da Independência, pelos jardins, que são inspirados nos Jardins de Versailles, na França. E visitamos a Casa do Grito e o Monumento à Independência e a Crípta de D. Pedro I.
Mas fiquei muito triste e até puto da vida com o descaso que é tratado a História do Nosso Povo. E não adianta jogar a bucha em cima do governo do estado. O museu é da USP, mas o patrimônio é nacional, portanto, também, de responsabilidade do governo federal e da prefeitura também. E o pior que isso vem acontecendo a vários governos. Como vimos na Casa do Grito, que o governo estadual desapropriou a casinha em 1936, mas a largou lá. E em 1954, com ela quase que totalmente destruída, é que foi ser restaurada. E só foi tombada pelo Patrimônio Histórico em 1978. O Povo tem que lutar para preservar sua história.
Vamos salvar o MASP? Sim. Claro! Mas vamos salvar o Museu do Ipiranga, também. Veja São Paulo, vamos começar uma campanha!



© gutogallli
Infelizmente as fotos não ficaram boas. Como era proibido máquinas fotográficas, levei a pencam.

Unknown 10.8.04